Como criar luzes no SketchUp sem Render !

Um desejo dos usuários do SketchUp é um dia poder usar luzes que além da luz do sol que o software simula, como luzes pontuais e spots. Como isso ainda é um sonho (muito) distante, escrevo uma dica de como simular uma luz spot no SketchUp.

Para isso você vai precisar de uma imagem .png que esteja com um gradiente de uma cor para o transparente e um cilindro no SketchUp.

Crie um novo material clicando no botão como na imagem.

Para utilizar o arquivo de imagem da Luz é preciso clicar no icone indicado no retângulo vermelho e procurar o local onde está o arquivo. É importante também estimar o tamanho do cilindro em que será aplicado o material escrevendo a medida no local indicado pelo retângulo verde (no meu caso, por volta de 1,5m).

Depois de aplicar o material, o cilindro deverá ficar com o material aplicado apenas na sua lateral, e não nas faces das extremidades (como na imagem), que deverão ser apagadas.

Para que a luz pareça um spot, basta selecionar os círculos das extremidades e deformá-los utilizando a ferramenta Escalar (Scale); depois, esconda as linhas dos círculos.

Voilà ! você tem uma luz pronta para utilizar. Faça um componente e seja feliz !

This entry was posted in Dicas and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

17 Responses to Como criar luzes no SketchUp sem Render !

  1. botter says:

    ola.. sou iniciante no sketchup mas sou usuario avançado de pcs…
    gostaria de saber se conseguimos fazer um projetor de video, soltando uma imagem…
    se talvez rolava colocar uma imagem ne frente da luz que esta saindo e talvez essa imagem saia numa parede??? ou estou viajando demais??rsrsrs
    obrigado e parabens pelos posts.. tem ajudado bastante..
    valeuuuu

  2. Oi Botter,
    Dá pra fazer um projetor de vídeo sim, mas é mais fácil achar algum pronto no 3D Warehouse, hehe.
    É possível colocar um .JPEG em uma parede (pelo menu Arquivo/Importar/Importar Imagem) e, com a dica deste post, você pode criar o efeito de luz desejado.
    Que bom que tem gostado do blog. Um abraço!

    • botter says:

      oi,, entao isso do projetor eu ja achei, achei ate o projetor igual oq eu eu trabalho, mas a minha duvida era se eu consigo simular essa imagem saindo do projetor com os fatores de lentes, tipo uma lente 0.8 abre mais doq uma 1.2, sei q os softwares 3d mais fodas fazem isso.. mas creio que o sketchup nao faça; ou seja minha pergunta é se eu consigo fazer isso.. simular as lentes com a luz saindo de dentro do projetor…
      grato

  3. arifelipe says:

    Olá, não sei se entendi bem o que você quer fazer, mas acho que se for para mostrar a diferença de lentes do projetor, eu faria isso com vários cones dessa luz feita como a do post e distorceria de formas diferentes para mostrar as diferenças na abertura, depois colocaria cada luz em um layer e apagaria e acenderia conforme a necessidade.
    Mas se o que você quer é mudar a configuração da lende do próprio Sketchup, basta apertar o botão z do teclado e segurando o Shift clicar com o botão da esquerda do mouse e controlar movendo o ponteiro para cima ou para baixo.

    Espero ter ajudado, Obrigado pela visita.

  4. Gabriel says:

    Não consigo botar, queando eu vou encolher aparece uns troços la.
    Quero saber pq aparece aquilo?

    • arifelipe says:

      Gabriel, tente explicar melhor, não entendi nada.
      explique os “troços” que aparecem que eu posso tentar te ajudar.

  5. Hayla says:

    oi! achei a dica super legal, mas quando to deformando o círculo de cima o material também tá deformando. O que eu faço?
    obrigada,

    • arifelipe says:

      se você deformar o objeto (grupo ou componente) por fora, com o Scale tool, sso deformará também a textura, se você entrar na edição do componente e deformar a geometria dentro dele com o Scale ou qualquer outra ferramenta isso não deformará a textura.

      Obrigado pela VIsita

  6. Lu Sagaz says:

    Também acontece comigo, não sei como deformar a geometria dentro do componente, tem que criar um grupo?

    • arifelipe says:

      dê um duplo clique no componente e entrará no modo de edição dele, e deforme como quiser.
      Apenas preste atenção, pois podem haver vários componentes aninhados ( um componente dentro do outro) e será necessário dar mais um duplo clique para editar o componente.

      Abraço

      • Raquel says:

        comigo tmb acontece …
        quando vou diminuir o circulo a imagem gradiente fica quadriculada
        nem comocomponente nao da ceerto
        =(

        • arifelipe says:

          Tentei novamente aqui denovo e deu certo, talvez você tenha salvado a imagem com resolução baixa e ela está pixelando, tente clicar na imagem, espere carregar e depois salve. aqui deu certo.

  7. fellipe says:

    bicho, quando eu uso o scale na posta do cilindo, a imagem fica toda em quadradinhos, distoricida, o que eu faço? D:

    • arifelipe says:

      como você não é o primeiro a comentar esse erro, fiquei fazendo testes aqui até que esses quadradinhos aparecessem, a única forma infalível é : após criar o material com o png do post, aplique-o em uma face vertical qualquer, pode ser a face de um cubo, ou um retângulo na posição vertical, tanto faz, clique com o botão direito do mouse sobre a face, vá em texture/projeted. agora pegue o conta-gotas de seleção de materiais clique sobre a face e aplique na face do cilindro que será sua luz. Assim não tem erro.
      Obrigado pela visita.
      Ari Maciro

  8. Jean says:

    Olha… tentei de tudo, tudo mesmo, e ainda assim a imagem fica quadriculada, mesmo usando o último recurso postado pelo Ari Maciro, tentei achar algum outro tópico em video que demonstra-se esse recurso do sketchup mas não encontrei =/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>